Listas

7 Melhores Filmes do Woody Allen

Resultado de imagem para Woody Allen
O senhor que faz um filme por ano, é assim que algumas pessoas chamam um dos mestres do cinema, algumas outras pessoas como meu amigo Patrick Corrêa, do Impressões de um Cinéfilo, tem a sorte de ter o diretor preferido, alguém que faz um filme por ano, ou seja, nunca está órfão de filmes novos. Por outro lado, existem quem ache que, isso não é a melhor coisa, as vezes, o diretor acaba perdendo a forma, entregando qualquer coisa, como é o caso do próprio Woody Allen, que tem obras-primas em sua filmografia, outros ótimos, alguns apenas bons e como muitos diretores (quase todos) alguns são totalmente desastrosos, dos cinquenta (se não for mais) filmes do diretor, só assiste a vinte títulos, ainda falta muito chão pra conseguir analisar todos, de qualquer forma, separei os sete filmes que eu mais aprecio, do senhor que ainda diverte pessoas por todos os cantos do mundo, eis minha humilde lista.

http://www.mongrelmedia.com/MongrelMedia/files/73/
1.Meia-Noite em Paris (2011)

Particularmente, o melhor filme do diretor, também um dos melhores filmes do século até agora, são os diálogos e personagens característicos de uma extensa filmografia, reunidos em seu melhor trabalho, tanto como roteirista, quanto como diretor, de uma criatividade sem fim, é também o filme que mais assisti o diretor, acho que umas oito ou nove vezes. O filme é uma comédia romântica sobre uma família que precisa se mudar para Paris a trabalho, e sobre um jovem casal de noivos, com casamento programado para o Outono, que vêem suas vidas mudarem completamente, também sobre um jovem que tem um grande amor por Paris e a ilusão que as pessoas tem que uma vida diferente da sua é sempre muito melhor, grande homenagem a literatura, para os mais familiares aos nomes citados, uma delicia de se acompanhar.

Resultado de imagem para Woody Allen Bullets Over Broadway
2. Tiros na Broadway (1994)
O meu preferido até 2011, quando cai de amores perante o filme acima, ainda assim uma grande obra, que mistura o clássico filme de gângster, personagens teatrais (alguns tão irritantes que se tornam hilários) e claro, Woody Allen.o filme se passa nos anos 20, David Shayne (John Cusack, em sua melhor atuação) é um autor teatral que se vê em uma péssima situação: tem de aceitar a namorada do gângster que patrocina a peça, sem talento algum, no elenco, além de ter que aturar as sugestões do guarda-costas dela quanto ao roteiro, é também um dos filmes do diretor com mais números de indicações ao Oscar, sete no total.

http://www.woodyallenpages.com/wp-content/uploads/2016/07/
3. Hannah e Suas Irmãs (1986)
Um dos filmes que eu mais carrego com carinho comigo, muito por conta de algumas passagens que são simbólicas, ao menos para mim, algumas frases que tiveram importância – além da criação de grandes personagens, grandes situações. A filha mais velha de um casal de artistas, Hannah, é uma dedicada esposa, mãe carinhosa e atriz de sucesso. Uma leal defensora de suas duas confusas irmãs Lee e Holly, ela é também a espinha dorsal de uma família que parece se ressentir de sua estabilidade quase tanto quanto dependem da mesma. Mas quando o mundo perfeito de Hannah é silenciosamente sabotada pela rivalidade fraterna, ela finalmente começa a ver que está tão perdida quanto todos os outros, e para poder se encontrar, ela terá que escolher entre a independência e … a família sem a qual ela não pode viver. Junto com o filme acima, é o filme com maior número de indicações ao Oscar, também sete indicações.

Resultado de imagem para woody allen radio days
4. A Era do Radio (1987)
Woody Allen é mestre quando fala das artes da vida, não que o rádio seja um arte (ou é?) no filme, fascinado pelas histórias fantásticas que ouve no rádio sobre guerras sangrentas e lindas mulheres famosas, Joe Needleman, um garotinho de 10 anos, sonha com aventuras, com o dia em que ele verá os espiões inimigos, os submarinos alemães ou até com sua professora sensual dando um sorriso (e não muito mais do que isso). Mas, se a vida de Joe é povoada pelas fantasias sobre as vozes do rádio, as pessoas de carne e osso por trás daquelas vozes têm suas próprias fantasias. E enquanto as estrelas sobem, carreiras caem e a nação avança rumo ao futuro, a única certeza absoluta é: a era do rádio um dia será passado, mas a magia das memórias de Joe viverá para sempre.

Resultado de imagem para woody allen blue jasmine
5. Blue Jasmine (2013)
Para alguns, a protagonista mais irritante da carreira do diretor, com uma história fútil e tudo mais. Para mim, um grande drama, com uma personagem deliciosa de se acompanhar, com uma atuação avassaladora de Cate Blanchett, que interpreta uma mulher rica, cheia de não me toque, que acabou de falir e precisa ir morar com sua irmã mais nova em São Francisco, uma pequena pérola do diretor.

Resultado de imagem para woody allen match point
6. Match Point (2005)
O filme que me transformou em cinéfilo, o filme que fez eu me apaixonar por cinema, não é um filme fácil, não é uma comédia boba como alguns dos filmes do diretor, alias, é um filme muito sério, o primeiro dele, fora dos Estados Unidos. O filme narra a história de um tenista profissional irlandês é acolhido no seio de uma família de alta sociedade inglesa, recebe um cargo em sua empresa e se casa com sua filha. Sua relação com a família é afetada quando vive uma aventura amorosa com a ex-noiva de seu cunhado, uma jovem e sedutora norte-americana que procura inutilmente espaço em Londres como atriz.

Resultado de imagem para Desconstruindo Harry Woody Allen
7. Descontruindo Harry (1997)
Um dos filmes mais bem construídos do diretor, por um acaso do destino (não?) se tem desconstruindo no titulo, uma comédia hilária, cheia de personagens extravagantes, situações embaraçosas, Harry Block (Woody Allen) é um escritor que tem um sério problema: ele sofre de graves distúrbios psicológicos relacionados a pessoas ao seu redor. Ele acaba incluindo, disfarçadamente, pequenos detalhes de sua vida pessoal em seus livros, o que lhe causa bastante confusão com as pessoas próximas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s